quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Programação do V Festival de Gastronomia Orgânica, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no Parque da Água Branca, em Perdizes, em São Paulo. Dentre os destaques está a participação do movimento liderado pelo chef inglês Jamie Oliver, chamado Food Revolution - a Embaixadora para o Brasil Lara Folster estará presente no evento. "O Food Revolution vem para unificar todos esses movimentos ligados ao Slow Food, a agricultura orgânica e a esses parceiros maravilhosos que dia a dia revolucionam para difundir a alimentação de verdade em São Paulo, promovendo um espaço com foco na educação alimentar infantil, pensado neles, onde eles possam experimentar, ouvir e principalmente, 'colocar a mão na massa' para que comecem a assimilar o quão importante é escolher o que os alimenta de verdade. A 'comida de verdade', como costumamos como embaixadores dizer, é colorida, viva e deliciosa! Nossa missão é mostrar as pessoas a beleza (e a delicia!) de se voltar à cozinha para preparo de uma receita, vivenciar cada passo e degustá-lo com a certeza de que aquilo lhe alimenta de diversas formas", destaca a Embaixadora do Food Revolution no Brasil, Lara Folster.


Espaço Kids será destaque durante o  V Festival da Gastronomia Orgânica

Com vasta programação voltada para as crianças, espaço visa mostrar a importância dos alimentos orgânicos de forma lúdica e divertida

Os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Com alimentação não é diferente. Essa, inclusive, é uma preocupação recorrente dos pais, já que, em sua maioria, os filhos comem poucos alimentos saudáveis. Além de prejudicar a saúde, ainda há o risco da obesidade, que hoje em dia é um problema maior que a desnutrição no Brasil. O melhor é sempre manter uma alimentação saudável e livre de pesticidas. Uma opção são os alimentos orgânicos, que trazem muitos benefícios à saúde dos pequenos. Para mostrar a importância desses alimentos para as crianças, o V Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de São Paulocriou uma programação voltada especialmente para elas, o Cozinha Food Revolution - Espaço Kids, que contará com bate-papos, oficinas, contação de histórias e muito mais. A Feira acontece de 17 a 19 de outubro, no Parque da Água Branca, em Perdizes, em São Paulo.

O Espaço Kids irá falar e ensinar sobre a alimentação infantil saudável, com participação do movimento liderado pelo chef inglês Jamie Oliver, chamado Food Revolution. Serão atividades voltadas a crianças de todas as idades e até para a mamães de bebês, além de palestras e rodas de conversas para as cuidadoras de crianças nas escolas e creches. "Achamos importante incluir na programação do Festival da Gastronomia algo voltado ao público infantil, para que eles possam desde cedo aprender sobre a importância de consumir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, além dos benefícios para o meio ambiente. Queremos mostrar ainda que há maneiras criativas de consumir esses alimentos, tudo ministrado por renomados chefs", explica Leila D, idealizadora e realizadora do Festival. Entre os nomes confirmados estão Paula Soares Junqueira, da Bio Veg Bistrô; Lara Folster, do Lanche & Co.; Natália Werutsky, da Natalia Nutri; Nádia Cozzi e Elias Pereira e Wanessa Carla, da Zen % Bem, entre outros.

"O Food Revolution vem para unificar todos esses movimentos ligados ao Slow Food, a agricultura orgânica e as esses parceiros maravilhosos que dia a dia, revolucionam para difundir a alimentação de verdade em São Paulo, promovendo um espaço com foco na educação alimentar infantil, pensado neles, onde eles possam experimentar, ouvir e principalmente, "colocar a mão na massa" para que comecem a assimilar o quão importante é escolher o que  os alimenta de verdade. A "comida de verdade", como costumamos como embaixadores dizer, é colorida, viva e deliciosa! Nossa missão é mostrar as pessoas a beleza ( e a delicia!)de se voltar à cozinha para preparo de uma receita ,vivenciar cada passo e degusta-lo com a certeza de que aquilo lhe alimenta de diversas formas", destaca a Embaixadora do Food Revolution no Brasil, Lara Folster.

Programação
Em algumas escolas municipais de São Paulo o alimento orgânico já é consumido por muitas crianças. Para falar sobre o assunto, Erika Fisher, diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, irá participar de um bate-papo no dia 17, às 16h, sobre o Prêmio Educação Além do Prato, concurso que premia ações de mobilização que promovem a melhoria de hábitos alimentares nas escolas. Em seguida, às 17h, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMUSAN)  falará sobre Merenda Orgânica.

As oficinas serão destaques da programação do Espaço Kids. Natália Werutsky irá ensinar como fazer deliciosos cookies veganos no dia 18, às 10h. As mamães que têm filhos pequenos poderão aprender com Elias Pereira, do Zen % Bem, às 11h, como preparar guloseimas e papinhas saudáveis e que agradarão o paladar da criançada. Muitas crianças têm intolerância a lactose e Nádia Cozzi, do Grupo Co-Criação - Alimentação e Sustentabilidade, irá ministrar uma oficina, às 15h, sobre leites vegetais, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com a doença. Para impressionar a garotada, às 17h haverá a Contação de Histórias de Liquidificador, com Tom Will, do grupo Bicicletas Voadoras cuja proposta é estimular os processos criadores, transformando-os em encontros de reflexão e produção. Já no dia 19, haverá aulas de ioga para crianças com Vinicius Herculani e Thiago Avella.

E que tal provar comidas saudáveis e gostosas? Adriana Vernaci e Beth Govesi, do Slow Food, e Ana Tomazoni irão preparar várias comidas deliciosas que poderão ser degustadas nas Oficinas do Gosto, que serão realizadas das 14h às 16h. Serão comidas deliciosas e que deixarão todos com água na boca. Outra atividade que merece destaque é a oficina Culinart: Saboreando as Cores na Cozinha Saudável, com Daniela Lisboa, da Escola Como Como, às 12h. Imperdível!

Chefs
Entre os nomes que estarão presentes no Espaço Kids estão Elias Pereira e Wanessa Carla, terapeutas holísticos formados em Medicina Tradicional Chinesa e chefs de alimentação Crudivegana há 13 anos. Fundadores do Zen % Bem Alimentação Viva, de Limeira (SP), atuam também como professores e palestrantes de diversas instituições de ensino e faculdades. São também educadores para a Paz Mundial, reconhecido e indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), membros também do International Association of Educators for World Peace (IAEWP) e do Instituto de Medicina Oriental Internacional (IMO International). Durante o evento eles irão lançar o primeiro desidratador de alimentos nacional para alimentação viva vegana.

Também estará presente Paula Soares Junqueira, bióloga de formação e gestora ambiental. Foi trabalhando com plantas medicinais que descobriu a culinária. Sempre gostou de trabalhar com ervas, banana verde - mas em determinado momento resolveu trocar o laboratório pela cozinha; percebeu que teria a oportunidade de ser mais criativa, bem como de cuidar - de maneira mais abrangente - da saúde das pessoas. Criou o Bio Veg Bistrô, onde coloca em prática seu conhecimento ayurvédico, adquirido nos cinco anos que viveu na Índia. A chef usa pouco sal, abusa de ervas e temperos naturais, prioriza o uso de orgânicos e compõe tudo isso brincando, nas formas, apresentações, texturas, sabor. Sonha em fazer um trabalho com crianças, ajudar a criar uma geração um pouco mais consciente do que come, e oferecer sempre qualidade na alimentação, por meio de uma comida mais saudável, justa e barata.

O evento tem a realização da Leila D e Maná Produções com apoio da Associação da Agricultura Orgânica (AAO), do Ministério da Agricultura/Embrapa Meio Ambiente, Colégio Wellington. Parceria da Confederação Nacional do Turismo (CNtur); Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI); Associação de Restaurantes Gastronômicos das Américas (Aregala), Food Revolucion , Muda e  Mokiti Okada. Com patrocínio da Edenred/Ticket, FAESP/SENAR, Itaipu Binacional, Organomix e Korin.

Saiba mais sobre a Feira e confira a programação completa nohttp://festgastronomiaorganica.com.br/.

SERVIÇO
5º Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de SP
Quando: 17 a 19 de outubro
Horário: dia 17, abertura da feira; dia 18, das 10h às 18h; dia 19, das 10h às 17h.
Onde: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 - Perdizes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário