segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

GASTRONOMIA BRASILEIRA É DESTAQUE NO MADRID FUSIÓN 2013

Comitiva de chefs do Brasil vai apresentar diversos pratos em aulas show durante e depois do evento

Acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro a 11ª edição de um dos mais importantes e prestigiados congressos de gastronomia do mundo: o Madrid Fusión. O tema “A criatividade continua” é a diretriz para chefs de todo o mundo apresentarem inovações, técnicas e tendências culinárias em aulas show, workshops, palestras e degustações. Em média, 800 jornalistas de diversas nacionalidades, 120 expositores e mais de 50 mil visitantes participam da feira a cada temporada. Pela primeira vez na história do evento o Brasil estará representado com um estande no Madrid Fusión, este ano a EMBRATUR em parceria com a Associação Brasil à Mesa levam a riqueza e a diversidade culinária do Brasil até a capital espanhola. A ação será feita como parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação e a EMBRATUR, que prevê uma série de ações de promoção internacional da gastronomia brasileira. Mônica Rangel, presidente da Associação, vê a iniciativa como “mais uma oportunidade de promover as virtudes do nosso país em sua totalidade, destacando as riquezas da cozinha brasileira para o exterior”, afirma.

A EMBRATUR terá um estande com 40 metros quadrados no saguão principal do evento para degustação e exposição permanente de ingredientes típicos brasileiros como farinhas de mandioca e milho, mandioquinha, mini-arroz, castanhas e frutas. A principal atividade no estande será o showcooking de seis renomados chefs brasileiros que irão se revezar na apresentação de receitas para degustação do público do evento. A comitiva brasileira terá coordenação gastronômica da chef Mônica Rangel e será composta por Carlos Ribeiro, César Santos, Wanderson Medeiros, Flávia Quaresma, Dalton Rangel e Tereza Paim, os chefs irão atuar na cozinha show montada no estande da EMBRATUR onde além de executar a montagem dos pratos também falarão sobre os ingredientes típicos do país, pratos tradicionais e também sabores peculiares brasileiros. Cada apresentação terá cerca de uma hora de duração e é aberta ao público, entre entre as receitas que serão degustadas estão creme de mandioquinha, telha de beiju com siri, doce de caju vom queijo (foto), bolo de rolo e outros. Os visitantes vão poder desfrutar ainda de vinhos espumantes e tintos brasileiros, cachaça envelhecida, caipirinha e café.

Além das atividades durante o Madrid Fusión, a EMBRATUR promove na noite do dia 23 mais uma ação de divulgação da gastronomia brasileira. O local escolhido foi o charmoso Mercado San Anton onde os chefs Carlos Ribeiro, César Santos, Wanderson Medeiros, Flávia Quaresma, Dalton Rangel e Tereza Paim vão apresentar o menu chamado Copa das Confederações. Cada chef irá representar uma cidade-sede do evento esportivo que o Brasil sediará este ano, apresentando ao vivo ingredientes típicos e uma receita que remeta ao local. Será montado no Mercado uma cozinha show com telão onde os convidados poderão conhecer mais sobre o destino turístico e ainda saber detalhes sobre a cultura culinária de cada lugar.

Os pratos que compõem o menu são: bobó de camarão (Salvador), baião-de-dois (Fortaleza), caldinho de feijão com charque (Recife), filé suíno com farofa de baru (Brasília), angu com ragú de linguiça (Belo Horizonte) e tartelette de castanhas creme de banana e gelatina de cachaça (Rio de Janeiro). O evento contará com um público de jornalistas, formadores de opinião e importantes figuras do trade turístico espanhol, eles também vão desfrutar de bebidas tradicionais como café, guaraná, caipirinha, cachaça e vinhos brasileiros.

Mais detalhes sobre o congresso podem ser conferidos no endereço http://www.madridfusion.net

 Saiba um pouco mais de cada chef participante do Madrid Fusión:

Carlos Ribeiro
O chef Carlos Ribeiro nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Curioso e apaixonado pela culinária, criou uma cozinha autoral, sempre com base nas suas viagens Brasil a fora, associando paladar à cultura. Proprietário do restaurante e escola de gastronomia Na Cozinha, localizado em São Paulo, Carlos é autor de livros e participa de projetos culturais pelo país.

César Santos
César Santos entrou para a gastronomia aprendendo os segredos da culinária do sertão e do agreste pernambucano com o pai e a mãe. Inaugurou, em 1992, o restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. O empenho de César Santos com a cultura pernambucana o levou a representar o Estado e o nosso País, mostrando nossos temperos e misturas culturais, na França, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Itália e Portugal.

Wanderson Medeiros
Nascido em Brasília e radicado no nordeste do país, Wanderson Medeiros faz parte de uma leva de chefs nordestinos que têm se destacado com sua cozinha autoral mas de extrema valorização regional - fortemente influenciados por Alex Atala. Premiado nacionalmente, Wanderson é referência quando o assunto é a cozinha regional, que apresenta em seu restaurante Picuí em Maceió e em eventos nacionais e internacionais.

Flávia Quaresma
É chef de cozinha formada pela escola francesa Le Cordon Bleu, em Paris. Estagiou em restaurantes renomados na capital francesa e trabalhou na Cidade do México e Tel Aviv. Criou o restaurante Carême Bistrô, que durante 10 anos foi referência de alta gastronomia no Brasil, colecionando diversos prêmios. Junto com o Chef Alex Atala apresentou durante três anos o programa “Mesa pra Dois” no canal GNT. Há alguns anos vem atuando como consultora gastronômica em restaurantes, supermercados e empresas do universo gastronômico.

Dalton Rangel
Se formou na Universidade Senac e percorreu diversos países em busca de novos aprendizados, como Portugal, Tailândia e Irlanda. No Brasil, participou do concurso Super Chef, no Programa Mais Você, onde ficou em segundo lugar. Atualmente é chef e empresário em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde é sócio na empresa Super Gourmet. Dalton é apresentador do programa Homens Gourmet, no canal Bem Simples da FOX.

Tereza Paim
Depois de anos se dedicando ao setor de telecomunicações decidiu investir na cozinha, sua paixão desde a infância. Atualmente comanda a Tereza Paim Gastronomia, empresa de Catering para eventos e é proprietária do Restaurante Terreiro Bahia, na Praia do Forte (BA) e Casa de Tereza, em Salvador. Premiada nacionalmente, apresenta uma gastronomia baiana de raíz, com muita personalidade e respeito à cultura culinária brasileira. É a idealizadora do Tempero no Forte, Festival Internacional de Cultura e Gastronomia da Praia do Forte.
 
MENU SHOWCOOKING MADRID FUSIÓN
DIA 21/01
HORÁRIO: 12H
Chef DALTON RANGEL prepara Creme de mandioquinha
HORÁRIO: 15H
Chef WANDERSON MEDEIROS prepara Doce cremoso de caju com queijo

DIA 22/01
HORÁRIO: 11H
Chef CARLOS RIBEIRO prepara Mexidinho da paraíba
HORÁRIO: 15H
Chef FLAVIA QUARESMA prepara sopa de palmito fresco com cumaru, maracujá e farofa de castanha de cajú e camarão seco
HORÁRIO: 17H
Chef TEREZA PAIM prepara Telha de beiju com siri

DIA 23/01
HORÁRIO: 10H30
Chef CESAR SANTOS prepara Bolo de rolo


MENU COPA DAS CONFEDERAÇÕES
 
Bobó de Camarão
Chef Tereza Paim (representa a cidade Salvador)

Baião-de-dois
Chef Carlos Ribeiro (representa a cidade Fortaleza) 

Caldinho de feijão e charque
Chef César Santos (representa a cidade Recife)


Angu com ragú de linguica
Chef Dalton Rangel (representa a cidade Belo Horizonte)
 
Filé suíno com farofa de baru
Chef Waderson Medeiros (representa a cidade Brasília)
 
Tartelette de castanhas com chocolate, creme de banana e gelatina de cachaça
Chef Flávia Quaresma (representa a cidade Rio de Janeiro)

Um comentário: